Antes de começar, não esqueçamos que o acento agudo na língua francesa tem uma função fonética diferente da sua função exercida na língua portuguesa. Leia, portanto, Clêziô (há muito tempo eu estou em busca de um guia de transcrição fonética mas não consigo encontrar; se alguém souber de algum endereço ou livro por favor me indique).
O corpo editorial da Cosac Naify tem que comemorar. Publicou O Africano em junho do ano passado (2007) e o autor, Jean-Marie Gustave Le Clézio, ganhou há poucos dias o Prêmio Nobel 2008 da Academia Sueca.
A nota que a Academia divulgou ao estabelecer o ganhador do prêmio foi: “Um escritor da ruptura, da aventura poética e do êxtase sensual, explorador de uma humanidade além e acima da civilização dominante”.
Infelizmente, o único livro que temos disponível do autor é o supracitado O Africano, no qual, “em edição ilustrada com fotos do acervo pessoal de Le Clézio, o autor nos leva para uma longa viagem à África, de 1928 até muito depois do final da Segunda Grande Guerra. A história é narrada por um homem que, pelas lembranças, refaz o caminho de seu pai durante as mais de duas décadas em que este trabalhou como médico militar nas colônias inglesas do continente africano.”
Compre O Africano na Livraria 30PorCento clicando aqui.