Agenda

Agenda da semana (5 a 11/05 – SP)

5 maio, 2008 | Por admin

06maio

  • Foucault – Aula Teatro 3 do nu-sol no Tucarena, as 19:30. (Rua Monte Alegre, 1.024 – Perdizes/SP). Os ingressos esgotaram-se antes das 18hrs!! Cheguei atrasado e perdi a exibição. Pelo menos eles marcaram 2 re-exibições para os dias 26 e 27 de maio. Não perca. Não se atrase.

07maio

  • A professora Beatriz Perrone-Moisés (USP) discorre sobre Leví-Strauss e o professor Edgard de Assis Carvalho (PUC) sobre Edgar Morin. Às 19hrs na Aliança Francesa. (Rua General Jardim, 182 – Centro/SP). A conferência durou cerca de 2 horas; o teatro da Aliança Francesa tinha por volta de 35 pessoas, principalmente alunos do professor Edgard da PUC. A professora Beatriz baseou sua palestra no livro “Tristes Trópicos“, uma espécie de auto-biografia encomendada do filósofo e etnólogo francês Leví-Strauss, com muitas citações do livro e uma boa análise da relação entre Levi-Strauss e o Brasil. Já o professor Edgard prolongou sua exposição nas idéias centrais de Edgar Morin, oferecendo apenas nos últimos 5 minutos de seu tempo uma rápida relação entre Morin e o Brasil, apesar de ter nomeado sua palestra como “Edgar Morin: Um pensador para o Brasil”. Uma boa dica do professor da PUC foi o futuro lançamento da tradução do primeiro livro escrito por Morin, entitulado “O ano zero da Alemanha“, talvez para o segundo semestre deste ano (2008).

08maio

  • A professora Fernanda Arêas Peixoto (USP) e o professor Aziz Ab-Saber (USP) falam de Roger Bastide e Pierre Mombeig. Às 19hrs na Aliança Francesa. (Rua General Jardim, 182 – Centro/SP). As exposições começaram com um significativo atraso devido às complicações que o trânsito paulista proporcionou à chegada do professor Aziz Ab’Saber. A primeira a falar foi a carioca Fernanda Peixoto e a relação do sociólogo e antropólogo francês Roger Bastide com o Brasil, principalmente com São Paulo e seu cargo de professor da recém-formada USP, em 1934. Assim como Levi-Strauss, Bastide definiu sua vida intelectual com a vinda ao Brasil; deu início à pesquisa das religiões afro-brasileiras e exerceu um fecundo “hobby” de crítica jornalística de arte de cunho sociológico. Já Pierre Monbeig teve sua passagem pelo Brasil revelada pelo famoso geográfo brasileiro Aziz Ab’Saber. A exposição foi borrifada pelas bem humoradas histórias da época em que Aziz era aluno recém chegado do interior paulista do próprio Monbeig.

09maio

  • Adeus à MPB? Debate com Alfredo Manevy, André Gardel, Walter Garcia e lançamento da nova edição da revista Cultura e Pensamento. Às 20hrs na Mariantônia. (Rua Maria Antônia, 294 – Centro/SP).

11maio

  • Exibição do documentário “Entreatos” (João Moreira Salles, 2004). Às 15hrs no Centro de Cultura Social de São Paulo. (Rua General Jardim, 253 – sala 22 – 2ª sala – Centro/SP).
Send to Kindle

Comentários