Últimas

Geração Berlim – A nova literatura alemã

29 maio, 2008 | Por admin

O Instituto Goethe cediou na noite de ontem, quinta feira, dia 28 de maio de 2008, uma conferência proferida em alemão – provida de tradução simultânea – pela crítica literária Maike Albath, seguida por uma rápida conversa com os editores Augusto Massi (Cosacnaify) e Maria Emília Bender (Cia. das Letras).

A conferência teve como tema a atual geração de escritores alemães rotulados de Geração Berlim. Este nome tem dupla origem: a primeira vem do fato de que a maioria dos escritores desta nova geração vivem em Berlim; a segunda surge da constatação de que são escritores que surgiram após a transferência da capital alemã de Bonn para Berlim. Em contraste à geração atual, os antigos escritores representados por Günter Grass, Hermann Lenz, Martin Walser, Christa Wolf, Hans Magnus Enzensberger e Botho Strauß foram apelidados de Geração Bonn.

A lista dos novos autores citados por Albath foi extensa. Os destaques foram o escritor Wilhelm Genazino – que lançou em 2007 Medíocre Nostalgia -, a escritora Judith Hermann – recordista de vendas – e Ulrich Peltzer (clique aqui para ler um trecho de seu livro recém lançado chamado Parte da solução ).

Para mais detalhes sobre este tema, vale a pena ler um artigo do Professor Doutor Thomas Anz ( professor titular de literatura contemporânea alemã na Philipps-Universität, em Marburg, e diretor do TransMIT-Zentrum, um instituto especializado em difusão literária nas mídias ) chamado Literatura alemã contemporânea: Gerações, tema e formas.

 -Maike Albath escreve para o Neue Zürcher Zeitung, para o Frankfurter Rundschau e para o Süddeutsche Zeitung.

Clique aqui para acessar o catálogo de literatura alemã da livraria 30PorCento.

A lista completa de autores é a seguinte: Wilhelm Genazino, Katja Lange-Müller, Ulrich Peltzer, Ingo Schulze, Antje Rávic Strubel, Jenny Erpenbeck, Ernst-Wilhelm Händler, Judith Hermann, Daniel Kehlmann, Sibylle Lewitscharoff, Terésia Mora, Kathrin Röggia, Frank Schätzing, Fatah Sherko, Peter Stamm, Thomas von Steinaecker, Markus Wener e Feridun Zaimoglu.

Rebeldia

Send to Kindle

Comentários