Nos últimos dias a educação tem sido matéria quase diária na Folha de S. Paulo, isto me parece um sinal – ainda não sei se positivo pra educação – mas um sinal importante, pois se a mídia martela todo dia sobre a qualidade de nosso ensino, alguma coisa tem que sair deste indigente ensino educacional.
Conversando com uma professora da rede pública de Osasco na sexta-feira, dia 05.10, num ponto de ônibus sobre leitura, quando ela me viu eu carregava duas sacolas cheias de livros, ela disse que adorava ler… que lia sempre. Questionada sobre o tipo de leitura que gostava, ela me disse que já tinha lido todos os livros da Zibia Gasparetto (não sei se o nome da autora está correto, eu nunca li nada sobre ela) e que também tinha lido Dan Brown – Código da Vinci – quando questionada sobre os autores nacionais, os clássicos, ela disse nunca ter lido, só alguma leitura ou outra no tempo da escola, mas não soube citar nenhum autor e nem romance dessa época. Questionada se estava indo pra Osasco dar aulas naquele horário – era por volta de meio dia e meia – ela disse que estava indo pra outro trabalho – de digitadora – que a aula era de manhã. Eu perguntei como ela conseguia trabalhar em dois lugares diferentes, sendo que pra dar aulas ela tinha que preparar aulas, corrigir lições, provas, etc. Ela disse: pois é, meu marido até briga comigo sempre, pois estas coisas eu faço apenas no final de semana!!
O lazer desta professora é ser professora nos finais de semana? Ora, ora… E estas leituras? Quando a secretária de educação do Estado de São Paulo diz que não adianta colocar mais uma professora na sala de aula, pois elas são despreparadas….talvez tenha um pouco de razão… mas como prepará-las se a ninharia que ganham têm que ser complementados em outras funções – que neste caso citado não tem nada a ver com a profissão docente?
Precisamos botar o bloco da educação nas ruas… não seremos nada se esta educação de hoje não for revista…. e não vamos pactuar com o Governo do Estado de S. Paulo, quando a Secretária da Educação quer esperar os alunos chegarem ao 2o. ano para avaliar se os mesmos aprendera a ler… o básico gente! Isto teria que ser feito assim que forem alfabetizados…