Do boletim da Universidade do Livro da Editora Unesp:
O Peru vive, há dez anos, um crescimento econômico que ampliou o mercado interno e o consumo. A criação de novas escolas e centros de ensino, a melhoria dos índices de alfabetização, o impulso do Plano de Leitura e a inclusão de novos grupos sociais na aquisição de livros geraram uma série de transformações. Entre elas estão a formação de novos pontos de venda como livrarias, supermercados e bancas além da fundação de novas editoras e distribuidoras que lançam títulos os mais variados, da área infantil à acadêmica.
Estas e outras questões serão abordadas, permitindo a reflexão sobre as diferenças e semelhanças com o mercado brasileiro e os possíveis elos de colaboração entre Brasil e Peru.
Manuel Herrán Sifuentes tem formação em edição pela Universidade de Buenos Aires e Fundação Gutenberg na Argentina e em gestão de vendas pela Universidade Argentina da Empresa. Estudou Direito e Ciências Políticas no Peru; trabalhou como capacitador docente em diversas editoras na Argentina e Peru. Hoje é consultor editorial com participação em diversas Feiras do livros na América Latina: Buenos Aires, Bogotá, Montevidéu, Santiago do Chile e Lima. Foi professor na área de Formação de Editores na Universidade Antonio Ruiz de Montóia e na Universidade Ricador Palam em Lima. Coordena o Programa Acadêmico do Livro na Universidade Ricardo Palma.
A palestra será em Espanhol e a mediação estará a cargo do Prof. José Castilho Marques Neto.
Data: 10 de fevereiro de 2011 (quinta-feira)
Horário: das 19h às 20h
Telefone: (011) 3242-9555
Local: Fundação Editora da Unesp, Universidade do Livro: Praça da Sé, 108, 7o andar.
Inscrições: envie seu nome completo, contato telefônico e nome da empresa, se houver para nilza.kanai(at)editora.unesp.br
Entrada Franca
Uma ótima livraria/editora peruana que conheci foi a Libro Andino, fundada há 7 anos em Arequipa, no Peru. Como acontece com muitas editoras peruanas, esta especializou-se na publicação e venda de livros cuja temática é o Mundo Andino e seus antepassados Incas. Como diz o site da livraria, “formamos el mayor fondo especializado de conocimiento de una de las culturas más maravillosas del mundo.”