Palestra “Geração Berlim: a nova literatura alemã”
Segue a descrição da palestra retirada do site do Goethe Institut de São Paulo:
“A Alemanha foi, durante muito tempo, uma “história do pós-Guerra”. A Reunificação Alemã, as gerações do pós-Guerra protagonistas do cenário político e social, a integração européia, a responsabilidade pela política internacional e a internacionalização da cultura alemã representam agora novos horizontes para o país. Isto se traduz também na literatura alemã atual.
Uma nova geração surge. O contínuo olhar sobre si e o perfil intelectual conhecidamente difícil e denso da literatura alemã cedem lugar a novas perspectivas: jovens autores fazem sucesso, principalmente as mulheres; bem-sucedidos são os autores de procedência não-alemã e, igualmente, assuntos não-alemães de atualidade global. Com estilo cativante, a geração Berlim tem tratado de assuntos atraentes e obtido sucesso de crítica, público e respaldo internacional.
Nesta palestra, Maike Albath apresenta o panorama atual da literatura alemã, fala sobre as tendências, assuntos e autores mais importantes, analisa o motivo do sucesso internacional e conversa com Augusto Massi, editor-executivo da Cosacnaify e Maria Emília Bender, diretora editorial da Cia das Letras.”
Dia 28 de maio, quarta-feira, às 19h
Entrada franca
Goethe-Institut São Paulo
Rua Lisboa, 974 – Pinheiros
Tel. 11 3296-7000
Realização:
Goethe-Institut São Paulo
Kulturfest – Estação Alemã 2007/08