Alberto Luiz Fonseca, colunista da Terra Magazine, escreveu um artigo sobre a recepção do público universitário australiano da obra do grande pedagogo brasileiro, Paulo Freire, em seminário organizado pelo centro de estudos latino-americanos da Universidade Nacional da Austrália, em Sidney, que foi chamado de “Paulo Freire: Education and Liberation.”
“Como não podia deixar de ser”, explica Alberta Fonseca, “os conceitos e ideias revolucionários de Paulo Freire, expostos com clareza por Pedrinho [Pedrinho Guareschi, palestrante principal do Seminário], despertaram o interesse e a curiosidade de plateia. A qual, deve-se notar, era na maioria de estudantes, mas de várias nacionalidades, sobretudo australianos e asiáticos.”
O legado de Paulo Freire, principalmente sua filosofia educacional, é incomensurável. Seu pensamento reverberou além do âmbito nacional, tanto é que a ele foi outorgado título de doutor Honoris Causa por vinte e sete universidades.
Minha leiguice em relação à pedagogia impede, infelizmente, que este artigo represente uma homenagem significativa que Paulo Freire merecia. Portanto, abro o espaço àqueles que podem contribuir de maneira menos ignorante ao assunto.
livros
A editora Unesp possui uma boa referência bibliografica sobre Paulo Freite. Conheça os 7 títulos que estão disponíveis na editora:
http://30porcento.com.br/paulo_freire.html
[ad#ad_posts]