matraca

Vertiginosas perspectivas

24 setembro, 2013 | Por Isabela Gaglianone
Capa do livro Sobre São Paulo, de Claudia Jaguaribe

Capa do livro “Sobre São Paulo”, de Claudia Jaguaribe

A cidade de São Paulo é a protagonista do quase centenário desvairismo: a alcunha dada por Mário de Andrade nunca deixou de ser-lhe marcante e a cidade vem tornando-se cada vez mais desvairada, mais massacrante – ainda assim, ou justamente por isso, assunto e metáfora para uma poesia única. Num livro de uma página só, Sobre São Paulo, a fotógrafa Claudia Jaguaribe consegue captar a dimensão monstruosa e dicotômica da cidade caótica, a poesia paulistana: suas fotos carregam a indiferença do centro urbano – uma das traduções do cosmopolitismo contemporâneo –, mas suas montagens resguardam-lhe um aspecto lúdico profundo. Especialmente nas fotografias noturnas, um impulso lírico quase faz-se soar levemente das luzes e dos arabescos refletidos.

O livro Sobre São Paulo tem formato sanfona, reúne uma sequência de cinco vistas panorâmicas, fotografadas e construídas digitalmente pela artista; a ideia deste formato é construir uma noção da geografia da cidade. É a primeira publicação do Estúdio Madalena – dirigido por Iatã Cannabrava e Claudi Carreras, organizadores do festival de fotografia “Paraty em Foco” –, em coedição com a editora Terceiro Nome. Claudia Jaguaribe dá, com essa publicação, sequência ao livro Entre Morros, publicado pela CosacNaify no ano passado e indicado como finalista para o prêmio Jabuti, na categoria de fotografia. Nos dois livros Jaguaribe aborda a relação entre natureza e espaço urbano, utilizando o mesmo processo de sobreposição digital para criar imagens de vertiginosas perspectivas.

Menos superpopuladas de concreto que as paisagens de São Paulo, as do Rio de Janeiro, em Entre Morros, possuem um lirismo mais humano, pois as montagens, mesmo retratando a agressividade visual das favelas nos morros, resguardam em primeiro plano um elemento vivo, sejam ondas, crianças ou trechos de vegetação exuberante. A transformação da cidade maravilhosa é mais irônica. O livro, composto por dezenove fotos, registra a sobreposição de geografias em conflito. A simultaneidade da diversidade é, metaforica e literalmente, captada nas fotos e nas montagens, que extrapolam a noção tradicional da perspectiva.

Ambos os livros são fortes, captam a grandiosidade urbana, esmagadora e confusa, e acabam por colocar em questão a dimensão humana imersa nas ilusões metropolitanas. A paisagem como reinvenção da natureza, a natureza reinventada como reinvenção do homem.

 

SOBRE SÃO PAULO
Autor: Claudia Jaguaribe
Editora: Terceiro Nome
(209 págs.)

ENTRE MORROS
Autor: Claudia Jaguaribe
Editora: Cosacnaify
(96 págs.)

É possível visualizar os outros livros da fotógrafa em seu site.

 

Send to Kindle

Comentários