O MinC – Ministério da Cultura – divulgou em sua página oficial na internet, cultura.gov.br, os 40 homenageados que receberão, em sonelidade marcada para o dia 7 de outubro no Theatro Municipal do Rio de Janeir, a Ordem do Mérito Cultural de 2008. A Ordem do Mérito Cultural de 2008 “terá como tema central de celebração um dos maiores expoentes da literatura nacional, Machado de Assis, assinalando o centenário da morte do escritor”, assim como está escrito no site. É mais uma comemoração no oceano de celebrações em torno da morte do escritor marcadas ou já realizadas este ano.
A lista de homenageados é extensa e não vale a pena ser inserida aqui. Mas vale destacar alguns nomes importantes (de importância para o blog, não para a cultura nacional; digo, também para cultura nacional, mas mais pelo blog que pela cultura) :
Paulo Emílio Sales Gomes. “Um dos grandes mentores do Cinema Novo e nome fundamental da crítica brasileira de cinema, Paulo Emílio ajudou a criar a Filmoteca do Museu Arte Moderna de São Paulo, que se transformou posteriormente em Cinemateca Brasileira (1956), da qual foi o primeiro conservador-chefe. Ao lado de Antonio Candido, Décio de Almeida Prado, Gilda de Mello e Souza e Lourival Gomes Machado, era animador da revista Clima, onde publicou ensaios antológicos. Em Paris, escreveu sua monografia clássica sobre o cineasta francês Jean Vigo – considerada o melhor livro sobre cinema de 1957, vencedora do Prix Armand Tallier, a obra terá publicação pela Cosac Naify e passará a integrar a coleção Paulo Emílio, que reúne ainda Capitu (roteiro de cinema baseado na obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, adaptada a quatro mãos com Lygia Fagundes Telles), Três mulheres de três PPPês e Cemitério.” Texto retirado do site oficial da Cosac Naify. Eis o link: link.
Claudio Andujar. “Nascida em Neuchâtel, Suíça, em 1931, Andujar vive no Brasil desde 1955, vinda dos EUA depois de haver escapado dos conflitos da 2ª Guerra Mundial na Hungria. Trabalhou como fotógrafa na extinta revista Realidade, publicação expoente do novo jornalismo e da grande reportagem. Na década de 1970, passou a fotografar populações isoladas, sobretudo os Yanomami. Marcada por um olhar humanista e poético, a série de fotografias sobre os índios estão entre seus trabalhos mais reconhecidos e foi publicada sob o título A vulnerabilidade do ser: Claudia Andujar pela Cosac Naify, em 2005.” Texto retirado também do site oficial da Cosac Naify. Eis, novamente, o link: link.
Não posso deixar de ressaltar também celebridades homenageadas como Guimarães Rosa, Carlos Lyra, Johnny Alf, Maria Bonomi, Milton Hatoum e Ruy Guerra.
4 curtas do dia:
- Pra quem mora em São Paulo hoje começa a Primavera dos Livros no CCSP com descontos de até 50%. Pra quem não é: http://30porcento.com.br/
- O poeta Antonio Cícero dará palestra na sexta, às 19h30, em São Paulo, no Sesc Paulista. http://antoniocicero.blogspot.com/
- “Tio Vânia”, clássico de Tchecov, ganha nova montagem no Brasil com direção de Celso Frateschi: http://st1.mais.uol.com.br
- Acesse http://30porcento.com.br/tchekhov.html para dar uma olhada em alguns livros traduzidos do russo para o português.