O livro Um coração de cachorro e outras novelas, de Mikhail Bulgákov, apresenta quatro narrativas, traduzidas diretamente do russo pelo professor Homero Freitas de Andrade, também responsável pela seleção dos textos e pelas notas. Além das quatro novelas – “As aventuras de Tchítchikov”, “Diabolíada”, “Os ovos fatais” e “Um coração de cachorro” – o volume traz também um erudito ensaio de Andrade, “Apontamentos sobre a Prosa Satírica de Mikhail Bulgákov”, em que analisa aspectos da prosa satírica do autor e apresenta uma visão geral do gênero nos primeiros anos da literatura russo-soviética, destacando a contribuição de Bulgákov e de Maiakóvski para a renovação do gênero. Para Bulgákov, a sátira é criada naturalmente, cada vez que um escritor repara na imperfeição da vida corrente e, indignado, trabalha seu desmascaramento artístico.
A prosa de Bulgákov segue e dialoga com a rica tradição literária russa que o antecedeu, especialmente em relação a Gógol, referência explícita da narrativa que abre o volume, “As aventuras de Tchítchikov”, em que são retomadas personagens da obra-prima gogoliana Almas Mortas, parodicamente revividas no contexto soviético.
Segundo Irineu Franco Perpétuo, em texto publicado na Folha de São Paulo, são “deliciosas narrativas breves”. Num breve panorama do volume, ele analisa: “O universo fantástico de O Mestre e Margarida encontra-se prefigurado na novela que, sugestivamente, leva o título de “Diabolíada”, enquanto elementos de ficção científica, lidando com as consequências funestas de experimentos que fogem do controle, conferem força a “Os ovos fatais” e “Um coração de cachorro”.
No ano passado, o conhecido compositor russo Alexander Raskatov teve sua ópera “Um Coração de Cachorro”, baseada na novela de Bulgákov, encenada no famoso teatro La Scala de Milano. De acordo com o também compositor, Alexander Vustin, na ópera Alexander Raskatov coloca-se como oponente do escritor: “Tenho uma impressão de que esta novela de Bulgákov, muito original e grotesca, se transformasse numa obra de maior envergadura graças à música. Em certo sentido, Alexander torna mais profunda a ideia de Bulgákov, levando-a a enormes, quase cósmicas generalizações. Espero que o nosso púbico também tenha a possibilidade de ouvir esta ópera”. A história conforme foi originalmente escrita, gira em torno de um professor que implanta órgãos vitais de um homem morto a um cão, que se transforma num homúnculo de nome Charikov (Charik é um nome usual de cachorros na Rússia). Mas Charikov não é capaz de ser um homem no pleno sentido da palavra e, após inúmeras catástrofes, o professor enfim faz a operação inversa. Na ópera, contudo, muitos episódios são diferentes, conforme diz Raskatov: “Decidi que Charikov deve ficar tal como está. Na ópera, por exemplo, o professor de medicina tem um pesadelo em que Charikov canta uma copla com palavrões sujos. Para mim, esta história não é pintada em preto e branco. Tem momentos em que insisti que Charikov merece piedade”.
O jornal Folha de São Paulo disponibiliza integralmente a novela “Diabolíada” para leitura.
UM CORAÇÃO DE CACHORRO E OUTRAS NOVELAS
Autor: Mikhail Bulgákov
Editora: Edusp
Preço: R$ 42,00 (312 págs.)