Artes Plásticas

Poderá haver fotografia abstrata? Geraldo de Barros

22 maio, 2008 | Por admin

Artigo extraído de Letras e Artes, Rio de Janeiro, 10 de agosto de 1952.

Poderá haver fotografia abstrata?
Sim – responde o jovem artista brasileiro Geraldo de Barros, em entrevista concedidada a “Letras e Artes”.

Paris – julho (Via Scandinavian Airlines) – Geraldo de Barros pode reivindicar a honra de ser um dos pioneiros a fotografia como arte, pois que, atualmente, não há no mundo vinte fotógrafos que tenham enveredado elo mesmo caminho que êle, ou ao menos, dividem dessa possibilidade. Há um ano e meio, em São Paulo, uma exposição ali realizada, Geraldo de Barros revelou que a fotografia poderia ser uma arte tão desinteressada, tão independente da realidade quanto a pintura e a escultura. Utilizada até aqui como documentação, como cópia, irá ela de agora em diante, conhecer dias de glória e de verdade intrínseca. A bem dizer, as fotografias abstratas que Geraldo de Barros expôs chocaram uma parte do público – estava convencionado que a fotografia, devendo reproduzir fielmente a relidade, havia por isso mesmo prestado à pintura o serviço de libertá-la dessa tarefa assoberbante, dando-lhe as asas que lhe faltavam. E eis que por sua vez a fotografia, pela arte de Geraldo de Barros, quer também ganhar impulso e voar.
Eis a indústria, as molas de uma máquina se revoltando contra sua sorte e se declarando arte.

Geraldo de Barros expertimentava, no entanto, a necessidade de vir à Europa sentir o perfume de Piero de la Francesca, de Giotto, de Masaccio, de Cezanne, de Klee. Embarcou com sua máquina a tiracolo, e durante um ano vem percorrendo todos os países da Europa e todos os museus de Amsterdam, de Londres, da Baviera, de Madrid, de Florença e de Paris. No entanto, êsse estranho rapaz alto, tímido e meio selvagem, recusou-se a ir procurar os mestres vivos e falar-lhes. Ao contrário de todos os artistas que vêm respirar o ar europeu, Geraldo de Barros tem vivido só, esquivando-se aos convívios mundanos, não se interessando ela côr dos cabelos de Picasso, nem pelo acento estrangeiro de Marc Chagall.

Foram-me necessários três dias de luta para forçá-lo a visitar o seu patrício Cícero Dias, e durante a visita manteve-se êle mais ou menos silencioso.

No momento, Geraldo de Barros preparava-se para retornar ao Brasil, cada vez mais firma na sua vocação, no seu gosto artístico e vibrando ainda pela contemplação de vinte séculos de arte européia. Com êle, o Brasil participa das descobertas mais belas e mais revolucionárias da arte da fotografia, o divórcio com a realidade.

Num pequeno hotel parisiense de Saint-Germain des Prés encontrei Geraldo de Barros reclamando contra o clima parisiense, a cabeça coberta por uma boina basca. Percorremos a longa série de suas composições fotográficas, que nos levam, sucessivamente, através de uma fase realista, uma fase supra-realista, e afinal, a uma fase mais ou menos abstrata.

(A continuação deste artigo, que é a entrevista feita por Louis Wiznitzer, será publicado em breve; provavelmente na semana que vem)

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