Arquitetura

Arquitetura do Oriente Médio ao Ocidente

19 agosto, 2009 | Por admin

Para falar de Arquitetura do Oriente Médio ao Ocidente é impossível não lembrar dos relatos de Le Corbusier sobre sua viagem ao oriente no início do século XX onde o jovem arquiteto franco-suiço narrou em seu primeiro e último livro – publicado em português pela primeira vez em 2007, com o título A viagem do Oriente, tradução de Paulo Neves – seus mais de cinco meses de experiência estética através de lugares como os Balcãs, Atenas e Istambul.

Menos subjetivo que o relato de impressões de Le Corbusier, o livro de Andrea Piccini analisa as manifestações arquitetônicas influenciadas pelas culturas médio-orientais, árabe e islâmica no Mediterrâneo entre os anos 1000 e 1400.

O foco se aproxima, em seu quarto capítulo, de Florença, na Itália, onde a influência oriental se acentua durante a transição para a Renascença, citando exemplos como o batistério de San Giovanni ou a igreja de San Miniato AL Monte.

Andrea Piccini é professor doutor de Engenharia de Construção Civil na Escola Politécnica da USP e Arquitetura do Oriente Médio ao Ocidente – a transferência de elementos arquitetônicos através do Mediterrâneo até Florença é seu segundo livro publicado pela editora Annablume.

Send to Kindle

Comentários