gaza

Declaração do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, sobre Gaza

5 janeiro, 2009 | Por admin

Tradução da Declaração do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, sobre a crise em Gaza, dada ontem, 4 de janeiro de 2009.

fonte: http://www.un.org/apps/sg/sgstats.asp?nid=3645

Nova Iorque, 4 de janeiro de 2009 – Declaração do Secretário-Geral da ONU sobre a Crise em Gaza

Em face ao aprofundamento da crise em Gaza, recorri ao Coordenador Especial para Assuntos de Paz no Oriente Médio, Robert Serry, para me resumir, em Nova Iorque, a situação em terra e os esforços diplomáticos encaminhados. Eu também convoquei uma reunião com meus altos conselheiros sobre as respostas das Nações Unidas sobre todos os aspectos da crise.

Eu acredito que as Nações Unidas, e particularmente o Conselho de Segurança, têm um papel central na aceleração do fim do conflito. Lamento que o Conselho de Segurança ainda não tenha chegado a um consenso, incluindo a sessão emergencial realizada ontem a noite para dar um fim à violência. Estarei trabalhando arduamente com os membros do Conselho e outras pessoas chaves, em particular com líderes Árabes com os quais me encontrarei no prédio das Nações Unidas, para ajudar na emergência do consenso.

Enquanto isso, permaneço extremamente preocupado com a deterioração humanitária no combate em solo. Estamos em estreito contato com as autoridades Israelenses para pressioná-los a abrir não só a passagem de Kerem Shalom, mas também Karni e Nahd Oz, para permitir, especialmente, a entrada de farinha de trigo e combustível para a usina de energia, além de outros itens essenciais.

Dada a atual conjuntura a qual chegamos na busca pelo cessar-fogo, apelo a todos os membros da comunidade internacional para que comprometam-se em mostrar a união e o esforço necessários para levar esta crise ao fim.

Usina de energia em chamas, em Gaza.
acima, usina de energia de Gaza em chamas após ataque aéreo israelense.

Send to Kindle

Comentários