Christian Cravo, livro recentemente lançado pela Cosac Naify, reúne o trabalho de juventude do fotógrafo bahiano. Filho do lendário fotógrafo Mário Cravo Neto e neto do renomado artista Mário Cravo Jr., Christian reúne aqui belas fotografias de uma Bahia antiga, com suas tradições, religiosidades, espontaneidades. São fotos em branco e preto, que mostram um olhar a explorar a simbologia dos espaços e dos corpos. Algumas das fotografias são sensoriais, outras, reflexivas, porque históricas, inusitadas, ou simplesmente porque bonitas.
Algumas fotos lembram importantes referências fotográficas na Bahia, como seu pai, e Pierre Verger; outras, já mostram um fotógrafo, apesar de ter apenas entre 17 e 19 anos, muito original; um olhar talentoso, em busca de sua personalidade fotográfica, encontrando riquezas de texturas, interessantes recortes e pontos de vista. Como conta Daigo Oliveira, em artigo escrito para o caderno Ilustrada, do jornal Folha de São Paulo: “Entre registros de mulheres nuas e grafismos nos mercados de Salvador, Christian fotografou um rapaz, de costas, segurando um peixe. A imagem lembra uma das fotografias mais emblemáticas de seu pai, também em preto e branco, em que um homem suado carrega dois peixes cruzados em seu dorso. O filho conta que os bichos foram comprados por Mario Cravo Neto para produzir o icônico retrato. Mas se engana quem pensa que Christian se inspirou no pai. Foi ao ver o negativo do filho que Mario Cravo ‘roubou’ a pose. ‘Meu pai foi pouco pai e eu, pouco filho. Nossa verdadeira amizade se deu pela fotografia’, conta. ‘Assim como ele roubou a imagem do peixe, eu fiz outras de autoria dele’”.
A edição reúne trezentas fotografias inéditas de sua autoria, produzidas entre 1991 e 1993 em Salvador, sua cidade natal.
A Cosac Naify disponibiliza um trecho para visualização.
Autor: Christian Cravo
Editora: Cosac Naify
Preço: R$ 112,00 (240 págs.)