poesia

Manuel Bandeira e o cinema falado

19 junho, 2008 | Por admin

Manuel Bandeira foi recentemente evocado aqui neste blog através de um de seus poemas da coleção Poemas religiosos e alguns libertinos, antologia organizada por Edson Nery da Fonseca pela editora CosacNaify. A coleção Manuel Bandeira da editora iniciou-se em outubro de 2006 com a publicação de Crônicas da província do Brasil e encontra-se em seu quarto volume com as Crônicas inéditas I. Das 113 crônicas escritas entre 1920 e 1931, destaco um trecho – retirado da página especial do livro no site da cosacnaify – sobre a novidade do cinema falado que surgia na cidade do Rio de Janeiro:

“Entretanto assistindo a este primeiro film, Broadway Melody, film aliás sem importância, sentimental e teatral, a minha surpresa foi grande, porque verifiquei alvoroçado que estamos diante de uma nova fonte de emoção. O cinema falado permite a realização, impossível em outro domínio artístico, de um mundo de coisas novas. Muitas coisas
velhas poderão ganhar novo interesse graças aos processos mais adequados do novo meio de expressão artística. Assim, por exemplo, as histórias em que entra o elemento sobrenatural […]”

O preço especial de Crônicas inéditas I na livraria 30PorCento é de R$ 65,00 Por R$ 45,50.

Os outros livros que fazem parte da coleção Manuel Bandeira são:

Send to Kindle

Comentários