lançamentos

Harmonia Funcional e a Indústria Fonográfica Brasileira

10 agosto, 2009 | Por admin

Dois lançamentos da Editora da Unicamp desta semana tratam da música em duas diferentes esferas: um propõe um estudo da parte técnica – especificamente a harmonia – e teórica da produção musical popular e o outro analisa a comercialização e recepção da música – neste caso, voltado para a análise da indústria do disco no Brasil durante os anos de 1970.

Harmonia funcional, de Carlos Almada (mestre em musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), aborda a Teoria Musical, a Harmonia Funcional e dedica uma seção à Harmonia Aplicada, tendo como referência o samba e o choro.
Almada já havia publicado pela Editora da Unicamp o livro Arranjo.

 

Indústria Fonográfica – um estudo antropológico, é uma reedição do livro de Rita C. L. Morelli, professora da Unicamp, publicado originalmente em 1991. O texto possui um foco bastante específico: a atuação da indústria do disco no Brasil durante os anos de 1970. As carreiras de Fagner e Belchior são usadas como modelo para a análise crítica da construção da imagem pública do artista, e espera “poder nos oferecer um novo olhar sobre o cenário atual” através da construção da indústria fonográfica brasileira.

 

Rita Morelli também publicou Arrogantes, anônimos, subversivos: Interpretando o acordo e a discórdia na tradição autoral brasileira, pela Mercado de Letras, mas está esgotado.

Send to Kindle

Comentários