Últimas

A quem pertence Kafka?

24 fevereiro, 2011 | Por admin

Um rápido resumo da ópera: Kafka fez de um tal Max Brod seu executor literário, deixando os direitos de todos os seus escritos, publicados e não publicados, a seus cuidados. Além disso, era sua vontade que todos os manuscritos fossem destruidos assim que morresse: “Querido Max, meu último desejo: Tudo que eu deixar pra trás . . . sejam diários, manuscritos, cartas (minhas e de outros), esboços e etc., deve ser queimado sem ser lido.” Brod recusou-se a realizar o desejo do escritor tcheco e publicou boa parte dos escritos: O Processo, O Castelo e Amerika, por exemplo, foram editados entre 1925 e 1927. Após a morte de Brod em 1968, cerca de dois terços do espólio kafkiano já pertencia à Biblioteca Bodleian de Oxford; o restante passou à guarda de Esther Hoffe, secretária de Brod. Hoffe, por sua vez, guardou os escritos até 2007, quando veio a falecer aos 101 anos de idade. Foi quado a Biblioteca Nacional de Israel decidiu entrar na justiça contestando a decisão de Hoffe de transferir o material para suas herdeiras,  Eva Hoffe e Ruth Wiesler: “A biblioteca não pretende abrir mão de um bem cultural que pertence ao povo Judeu… Pois não é uma instituição comercial e os itens mantidos na biblioteca são acessíveis a todos sem qualquer custo; a livraria continuará esforçando-se para conseguir a posse dos manuscritos que foram encontrados.”

O processo já dura mais de 2 anos e foi tema de dois artigos que aqui recomendo: o primeiro deles, publicado ano passado pelo The New York Times: Kafka’s Last Trial, escrito por Elif Batuman;  o segundo, recém publicado na nova edição da London Review of Books, intitulado Who Owns Kafka?.

Send to Kindle

Comentários

Uma ideia sobre “A quem pertence Kafka?

  1. Pingback: Tweets that mention A quem pertence Kafka? | Agência de Notícias da Livraria 30PorCento (Blog) -- Topsy.com

Os comentários estão fechados.