Últimas

Cadastro Nacional de Livros

25 fevereiro, 2011 | Por admin

Em nota divulgada ontem, 24 de fevereiro de 2011, pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), ficamos sabendo que desceu do plano onírico o tão esperado Cadastro Nacional de Livros. Do encontro ocorrido na sede da CBL, em Pinheiros, São Paulo, nasceu “o convênio entre a Câmara Brasileira do Livro e a Federación de Gremios de Editores de España (FGEE), para permitir o desenvolvimento do projeto de criação do Cadastro Nacional de Livros no Brasil.”

O modelo a ser implementado será baseado no espanhol Dilve: Distribuidor de información del libro español en venta, que atualmente conta com 300.495 livros cadastrados e oferece gratuitamente serviços para editores, livreiros, distribuidores e bibliotecas. “Dilve es una plataforma, basada en Internet, para todos los profesionales de la cadena del libro, que permite la gestión y distribución de información bibliográfica y comercial del libro. De forma fácil y rápida, se pueden cargar y extraer los datos de cada obra junto con contenidos ricos (cubiertas, resúmenes, fragmentos…).”

O ganho em organização e qualidade de informação para o nosso bagunçado mercado editorial é evidente. Principalmente para nós, livrarias independentes, que sofremos com a falta de centralidade da fonte de informações e com a precariedade no atendimento prestado por algumas editoras e distribuidoras. Para nós da 30porcento a grande fonte de informações atualmente é a internet, de onde tiramos os detalhes que abastecem nosso banco de dados.

Esperamos que o desenvolvimento do projeto conte com a participação de pessoas envolvidas nos diversos níveis do mercado editorial brasileiro, para que assim moldemos um sistema apto a suprir as necessidades específicas que enfraquecem nossa estrutura editorial. Como resultado poderemos ter o fortalecimento de pequenas grupos editoriais e livrarias. A centralização da informação pela internet acaba – como de praxe – por democratizar o direito a seu acesso.

DILVE es una plataforma, basada en Internet, para todos los profesionales de la cadena del libro, que permite la gestión y distribución de información bibliográfica y comercial del libro. De forma fácil y rápida, se pueden cargar y extraer los datos de cada obra junto con contenidos ricos (cubiertas, resúmenes, fragmentos…).
Send to Kindle

Comentários

Uma ideia sobre “Cadastro Nacional de Livros

  1. Pingback: Tweets that mention Cadastro Nacional de Livros | Agência de Notícias da Livraria 30PorCento (Blog) -- Topsy.com

Os comentários estão fechados.