lançamentos

Aquários recortados

3 março, 2015 | Por Isabela Gaglianone
Virginia Woolf e seu pai, sir Leslie Stephen.

Virginia Woolf e seu pai, sir Leslie Stephen.

Os ensaios de Virginia Woolf tem ultimamente recebido especial atenção editorial brasileira. O sol e o peixe, publicado agora pela editora Autêntica, reúne nove de suas prosas poéticas.

São ensaios sobre temas diversos: em um deles, Virginia contrapõe o fenômeno de um eclipse solar à observação de peixes em um aquário; um ensaio tece uma análise sobre o pai da autora; em outro, escreve sobre Montaigne; em um ensaio dedica-se a pensar sobre a paixão pela leitura; em outro, reflete sobre a então recente arte cinematográfica, explorando relações que ela estabelece entre literatura e pintura. 

Em O sol e o peixe toma lugar uma revolução dos sentidos, do testemunho do cosmos pelo olhar individual humano. Revolução que carrega consigo uma transformação da visão, a mesma transformação que ocorre no ato da escrita, que simultaneamente articula relações entre a natureza, a percepção sensorial e a representação estética.

A ocasião de um eclipse total do sol torna-se inspiração, epifania individual que tem consequências viscerais na imaginação da autora, a serem incorporadas ao longo dessas prosas poéticas em sua criatividade literária.

Conforme analisa o escritor André de Leones, em artigo escrito ao jornal O Estado de São Paulo, o volume é composto por textos constantes, cujas características “os afastam dos temas habituais da prosa de não ficção de Woolf, mais voltada às resenhas e análises literárias, constituindo reflexões de forte carga lírica – o que explica o subtítulo ‘Prosas Poéticas’”. Segundo Leones, trata-se de “um conjunto de textos que parte do olhar e retorna a ele, estabelecendo um trajeto que alude ao próprio esforço ensaístico e literário”.

Os ensaios aqui reunidos foram traduzidos por Thomas Tadeu.

A editora Autêntica disponibiliza um trecho para visualização.

 

_____________

“Aquários recortados na uniforme escuridão encerram regiões de imortalidade, mundos de luz solar constante onde não há chuva nem nuvens. Seus habitantes fazem, sem parar, evoluções cuja complexidade, por não ter nenhuma razão, parece ainda mais sublime. Exércitos azuis e prateados, mantendo uma distância perfeita apesar de serem rápidos como flecha, disparam primeiro para um lado, depois para o outro. A disciplina é perfeita, o controle, absoluto; a razão, nenhuma. A mais majestosa das evoluções humanas parece fraca
e incerta comparada com a dos peixes.”

_____________

 

o sol e o peixe

 

 

O SOL E O PEIXE

Autor: Virginia Woolf
Editora: Autêntica
Preço: R$ 39,70 (112 págs.)

 

 

 

 

 

Send to Kindle

Comentários