É fácil acompanhar as últimas notícias através do “trending topic” #gaza, neste endereço do Twitter: http://search.twitter.com/search?q=%23gaza
Além disso, a hora que mostramos é local da Faixa de Gaza, +4 horas do horário de verão de Brasília. Estas são as últimas atualizações desta manhã do site http://muqata.blogspot.com/, que está do lado Israelense, e da Twitter @nazek88, que está em Gaza. As fotos veem direto de feeds atualizados do Flickr, onde os principais usuários são effarania, 3audon e bekirarslan.
(Para as última atualizações das principais agências de notícias do mundo, acompanhe: http://www.onenewspage.com/index.php?refresh=1 )
(Últimas atualizações do conflito em gaza podem também ser acompanhadas em inglês pelo blog do The Guardian: http://www.guardian.co.uk/news/blog/2009/jan/05/gaza-israel )
(A principal rede de notícias internacional cobrindo direto de Gaza é a Al Jazeera. Você pode acompanha-la ao vivo através da http://livestation.com/ basta fazer o download do aplicativo e sintonizar na rede Al Jazeera)
17:04 @muqata O Canal 10 Israelense relatou que as tropas de combate terrestre das IDF (forças de defesa israelense) entraram na Cidade de Gaza.
Fotos do Hospital Shifa na Faixa de Gaza
A equipe de médicos noruegueses (NORWAC, Norwegian Aid Committee, Delegação de Ajuda Norueguesa) está trabalhando num dos principais hospitais da Cidade de Gaza, o hospital Shifa. É de lá que chega uma das poucas fontes de informação e fotos de dentro do conflito, devido ao bloqueio imposto pelo exército israelense à entrada da imprensa internacional na Faixa de Gaza:
(mais fotos na página da imprensa norueguesa: http://www.nrk.no/nyheter/distrikt/troms_og_finnmark/1.6383895?index=1#image-gallery-content )
Glossário para acompanhar as notícias online (principalmente abreviações do Twitter):
- Demo: abreviação para demonstration; manifestação.
- IDF: abreviação para Israel Defense Force; força de defesa israelense.
- Mosque: mesquita; usada agora (dia 3, às 14h) para noticiar sobre o bombardeio de Israel hoje de manhã. Atingiram uma mesquita onde palestinos rezavam mas que Israel acreditava ser um local onde membros do Hamas escondiam armas e a si mesmos. Até agora, 14 mortos no ataque.
- Katyusha: míssil russo usado pelo Hamas para atacar os assentamentos judaicos no sul de Israel. Foi usado para um poema recém-criado pelo poeta inglês Sean O’Brian. Clique aqui para ler o poema.
- Pals: abreviação para Palestinos.
- “Atem Poshim, tafsiku laharog palestinayim, Palestien Meshuchreret, Aza meshuchreret”: “Vocês são criminosos. Parem de matar Palestinos. Palestina livre. Gaza livre.” Esta é uma mensagem que está circulando pela internet como resposta à convocação de ajuda do exército israelense – pedido através de panfletos jogados pela força aérea israelense sobre gaza – para que os habitantes de gaza denunciem esconderijos e movimentos dos militantes do HAMAS na Faixa de Gaza.
- AJ: abreviação para Al Jaazera, a agência de notícias sediada em Doha, capital do Qatar.
- West Bank: Cisjordânia.