matraca

Impressões de Carybé nas suas visitas ao Benin – 1969 e 1987

18 setembro, 2013 | Por Isabela Gaglianone

Notas e desenhos de viagem do artista Carybé em visita ao seu grande amigo Pierre Verger às antigas terras do Reino de Dahomé, hoje chamado Benin

O livro, uma reprodução do caderno de viagem de Carybé, publicado pela Imprensa Oficial de São Paulo em parceria com o Museu Afrobrasileiro, é a representação inclusive emocional do contato com a ancestralidade do universo mítico das religiões africanas tradicionais de cultos aos Orixás. As figuras de seus desenhos dançam, vivem.

Os desenhos de Carybé são ágeis, poucos traços resolvem-se em complexas expressões corporais. Sugerem mesmo a narrativa das vidas que representam, pois cada desenho mantém em si uma infinita sucessão de sons e silêncios que sugerem movimentos seguintes, mesmo nas figuras mais serenas. São desenhos de uma beleza singela e sincera, fortes. Precisos, os gestos traduzem-se no traço inteligente e sintético.

A riqueza do livro não se restringe, contudo, aos desenhos. O texto das anotações registra cantos em iorubá, explicações sobre assentamentos de santos, oferendas, vestimentas e rituais. Revela um viajante curioso e atento, fascinado pelo intrigante mundo do panteão africano; e instigado também pelos detalhes culturais que percebe na vida cotidiana, atencioso a minúcias de costumes da vida fora das obrigações religiosas e ritualísticas.

A intimidade do diário permite descrições pormenorizadas que, ilustradas, tornam-se muito explicativas. Nos desenhos há uma riqueza impressionante de detalhamentos de movimentos, ainda que as pessoas e os objetos sejam somente esboçados. A identificação com o passado mítico ecoa nessas figuras, apenas sugeridas e profundamente expressivas: os esboços resguardam o mistério. A mágica dos cultos resguarda-se nas páginas deste caderno de viagem.

IMPRESSÕES DE CARYBÉ NAS SUAS VISITAS AO BENIN – 1969 e 1987
Autor: Bernabó Carybé
Editora: Imprensa Oficial
(68 págs.)

Send to Kindle

Comentários