Literatura

Orgulho e Preconceito segundo Walter Scott e Mark Twain

29 janeiro, 2013 | Por admin

Jane Austen é nome reconhecido por todos. O fato é que o livro Orgulho e Preconceito de Jane Austen foi publicado há exatos 200 anos. Serei breve neste artigo comemorativo e apenas transcreverei duas opiniões divergentes sobre a autora: uma delas, positiva, por Walter Scott, e outra negativa, do bufão Mark Twain.

Numa passagem dos diários de Walter Scott [1827], contemporâneo de Jane Austen, lemos: “Li novamente, e ao menos pela terceira vez, o muito bem escrito romance da senhorita Austen Orgulho e Preconceito. Aquela jovem tinha um talento para descrever as relações e os sentimentos das personagens da vida ordinária, que é para mim, o mais maravilhoso com o qual já me deparei.”

Mark Twain não compartilhava de tal admiração. Numa carta [1898] endereçada a Joseph Twichell, ele escreveu: “Eu não tenho o direito de criticar livros, e não o faço exceto quando os detesto. Com frequência tento criticar Jane Austen, mas seus livros me revoltam de tal maneira que sou incapaz de dissimular minha fúria perante o leitor de tal modo que me detenho sempre que tento começar. Sempre que leio Orgulho e Preconceito sinto vontade de desenterrá-la e golpeá-la no crânio com sua própria canela.”

orgulho_e_preconceito

Orgulho e Preconceito é também um daqueles romances que servem como base para milhares de adaptações de leitores-autores de fanfiction. Só na fanfiction.net foram publicadas 2.273 variações do livro escritas por leitores: One Thread Pulled, Speak Not Against the Sun e Twenty Months, por exemplo, são as melhores cotadas pela comunidade. Os que tiverem estômago para ler tais manifestações literárias por favor apresentem-se.

Aviso: é de suma importância avisá-lo, caro leitor, que não se deve comprar as traduções de Jane Austen publicadas pela Martin Claret ou Landmark. A qualidade inferior de suas edições e o preço baixo advém do plágio.

Send to Kindle

Comentários

2 ideias sobre “Orgulho e Preconceito segundo Walter Scott e Mark Twain

  1. francineramos

    De Jane Austen, só li Razão e Sentimento, fiquei perplexa com a elegância da escrita dela. É um livro bonito, não tanto pela história em si (duas irmãs que querem se casar), mas pela forma como ela tece a história, maravilhosamente bem. Impressionante.

Os comentários estão fechados.