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“Pesquiso a forma no caos”

20 agosto, 2015 | Por Isabela Gaglianone

“Nossa medida de humanos

-Medida desmesurada-

Em Selinunte se exprime:

Para a catástrofe, em busca

Da sobrevivência, nascemos”

– Murilo Mendes, “As Ruínas de Selinunte”.

escadaSiciliana e Tempo espanhol foram publicados separadamente por Murilo Mendes em 1959. A editora Cosac Naify acaba de reeditá-los num volume único, com posfácio de Eduardo Sterzi. A publicação acompanha a tendência editorial a apostar em autores consagrados.

Os dois livros foram escritos pelo poeta ao longo das quase duas décadas em que viveu na Europa. Em ambos, sua poesia faz alusão a obras, monumentos e cidades do velho mundo. Por sua forma, tem em comum a concisão e um tom mais seco, distanciando-se do surrealismo que vinha inspirando sua poesia. 

Murilo Mendes nasceu em 13 de maio de 1901, em Juiz de Fora, e, em 1957, estabeleceu-se definitivamente em Roma, como professor de literatura brasileira. Naquele momento, ele já era um consagrado representante do modernismo e, à época de sua morte, em Lisboa, em agosto de 1975, Murilo era reconhecido como um dos quatro grandes poetas surgidos antes dos concretos, conforme indicação do professor e crítico Luiz Costa Lima, em artigo escrito ao jornal Folha de São Paulo. Lima deve ao “aprendizado da severidade e da secura das paisagens siciliana e espanhola” a superação, em Murilo Mendes, da “incontinência verbal” para tornar-se “poeta maior”. Segundo ele, embora a maturidade do poeta “já se manifestasse no ‘Contemplação de Ouro Preto, que começara a escrever antes de sua residência na Itália, não é menos evidente a diferença deste com o primeiro livro que dependeu da ambiência italiana sistemática: o ‘Siciliana’, composto entre 1954-55”.

O crítico Júlio Castañon Guimarães, no prefácio a Tempo espanhol, analisa: “Pela diversidade que a caracteriza, decorrente das várias mutações por que passou, na obra de Murilo Mendes é especialmente difícil estabelecer peças principais. De qualquer modo, Tempo espanhol é um de seus momentos fortes, pois concentra muitas questões e, por isso mesmo, estabelece muitas conexões. No livro estão alguns dos mais belos poemas de Murilo Mendes, poemas sempre lembrados e que qualquer antologia de sua obra deve incluir. Além disso, o livro como que convoca diversos elementos de toda a obra do poeta e se põe em proveitoso diálogo com algumas vertentes da poesia brasileira da época”. Castañon Guimarães contextualiza a publicação das duas obras: “Tempo espanhol e Siciliana, ainda que publicados no mesmo ano, têm épocas diferentes de realização. Siciliana, escrito entre 1954 e 1955, antecede de pouco, portanto, Tempo espanhol, escrito entre 1955 e 1958. Siciliana, em que a poética de Murilo Mendes já apresenta os elementos que se acentuarão em Tempo espanhol, como a dicção concisa e mais apegada a elementos concretos, constitui uma primeira incursão de Murilo Mendes numa poesia voltada para um espaço geográfico determinado. Representa também – já que livro escrito a partir de um espaço estrangeiro – uma primeira incursão por uma literatura de viagem, que em Murilo Mendes tem características muito especiais, pois nesse setor ele nunca se desviou para o relato ou a crônica. Na verdade os espaços geográficos a partir dos quais ele escreveu eram, não espaços naturais, mas espaços onde se erguem elementos culturais. Com isto, a literatura de viagem também vem a ser dominada pela temática cultural. Nas obras seguintes de Murilo Mendes, essas dimensões ocuparão espaço preponderante”.

Eduardo Sterzi, no ensaio “Murilo Mendes: a aura, o choque, o sublime”, comenta a relação dialética do poeta com os monumentos, metafóricos ou literais, do passado e, consequentemente, também sua relação com as ruínas e com os escombros. Segundo o crítico, o “toque do artista instila, na matéria inerte, aquele misterioso feitiço que Benjamin denominou ‘aura’, como que redobrando a distância já produzida pela passagem do tempo. Diante do gigantismo das ruínas revigoradas, o homem, por contraste, é levado a conhecer seus limites, sua exata medida. Que esta seja, como diz Murilo num poema de Siciliana, uma “medida desmesurada” (Mendes, 1954-1955, p. 566), é algo que só confirma a coincidência entre o lugar que a ideologia poética de Murilo Mendes reserva para o homem e sua destinação final sob o regime de força do sublime”. Murilo, diz ele, “elevou o sublime […] à condição de categoria estética central de sua poesia e, sobretudo, de instrumento ou método privilegiado de conhecimento da realidade”. Conforme a análise de Sterzi, o “poeta parece querer encerrar, na unidade estática e limitada que é o poema, as forças caóticas da vida e da morte, máscara negra da história: ‘Se não se conseguir a anulação absoluta do objeto, ao menos amputemo-lo para atingir o seu núcleo interior. Quantas esculturas antigas provocam fascínio porque chegaram até nós em pedaços – felizmente’” – a citação é de Murilo Mendes, de A invenção do finito (1960-1970), presente em Poesia completa e prosa [Nova Aguilar, 1994]. Para o crítico, “sua poesia foi sempre uma retórica de força (à medida que foi uma retórica do sublime)”; compara Sterzi: “‘A tarefa atual da arte’, disse Adorno, ‘é introduzir o caos na ordem’ (Adorno, 1951, p. 195). Murilo não discordaria: ‘Pesquiso a forma no caos’ (Mendes, 1954-1955, p. 568). A forma, sem a qual não existe o objeto artístico, é sempre imposição de uma figura ao caos. […] Para ele, a forma nasce de um embate incessante e férreo com o assunto e com as palavras, embate do qual o próprio eu que fala no poema – e se confunde com este – sai ferido. […] ‘Toda sutileza de forma’, diz Murilo, ‘esbarra ante um conhecimento imperfeito da matéria’”.

 

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Áspera voz, duplo eco

Habitado pelo deus

Que subsiste ainda

No homem inumano

Eco.

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siciliana

 

SICILIANA + TEMPO ESPANHOL

Autor: Murilo Mendes
Editora: Cosac Naify
Preço: R$ 25,83 (160 págs.)

 

 

 

 

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