lançamentos

Polifonia do amadurecimento

16 junho, 2015 | Por Isabela Gaglianone

Marcelo Grassmann

Fiódor Dostoiévski escreveu a novela Um pequeno herói entre julho e dezembro de 1849, período que passou no cárcere da Fortaleza de Pedro e Paulo, em Petersburgo, à espera da sentença que o desterraria para a Sibéria

A editora 34 acaba de lançar uma edição cuidadosa da obra, com tradução de Fátima Bianchi e xilogravuras de Marcelo Grassmann.

A novela nada resguarda da experiência lúgubre da prisão. Pelo contrário, é envolta numa atmosfera luminosa e delicada. A obra é considerada exemplar da singular capacidade do autor de adentrar a alma das personagens, perpassando aquilo que há aquém de suas consciências, entremeada à percepção difusa de si e das máscaras sociais.

O cenário é uma propriedade no campo, durante uma temporada de verão, onde se encenam os jogos de entretenimento da rica sociedade russa. Nesse ambiente festivo, cercado por uma natureza exuberante, um garoto de onze anos vive sua primeira experiência amorosa significativa e começa a dar-se conta de sua própria sexualidade e da dos adultos.

Não por acaso muitos acabaram vendo na obra de Dostoiévski uma prefiguração das ideias de Freud acerca do inconsciente. Aqui, ele conduz o leitor pelos meandros da alma infantil até seu ponto mais sensível, ali onde se inscrevem, decisivas, como um rito de passagem, a descoberta da própria dignidade, impulsionada por eros, e a primeira ofensa, infligida pelos sutis jogos sociais.

Segundo o próprio Dostoiévski disse, trabalhar nesta pequena obra foi uma espécie de salvação em meio ao horror que o cercava, levando-o para a pureza de sentimentos de um menino ao despertar para o amor.

A prosa de Dostoiévski atravessa com destreza dúvidas e angústias humanas. Também o drama subjacente, o apontamento crítico dos meandros da dinâmica da sociedade regida pela falta de valores, pela futilidade e por aparências. Sua análise, ainda assim, é sensível e arrebatadora.

O despertar do sentimento amoroso deste pequeno herói é também o momento de desabrochar de sua própria individualidade. Dostoiévski contrapõe a profundidade de sentimentos do menino ao mundo fútil e vazio das convenções sociais. Uma pequena joia literária.

 

 

 

UM PEQUENO HERÓI

Autor: Fiódor Dostoiévski
Editora: 34
Preço: R$ 22,40 (88 págs.)

 

 

 

Send to Kindle

Comentários