Crítica Literária

A semântica de 1848

10 setembro, 2014 | Por Isabela Gaglianone

Fazem dez anos da publicação brasileira do livro Terrenos vulcânicos, de Dolf Oehler. O livro reúne alguns textos, dentre a vasta produção do autor, escritos produzidos ao longo dos anos 1970 e 1980, selecionados neste volume por sugestão do crítico Roberto Schwarz, a quem o livro é dedicado. Os textos versam sobre as artes francesas na primeira metade do século XIX, comentam autores como Heine, Baudelaire e Flaubert e artistas como Daumier investigando suas lúcidas análises da modernidade então nascente. Sob a luz do aparato teórico de Marx, de um lado, Freud, de outro, rebatendo críticas como as de Brecht e Sartre, Oehler mostra como as aspirações revolucionárias de 1848, bem como seu fracasso, foram mimetizadas nas obras literárias dos autores analisados por meio da correspondência entre substrato social e estrutura psíquica das personagens.

Os ensaios foram traduzidos José Bento Ferreira, Luís Repa, Márcio Suzuki e Samuel Titan Jr.

Como analisa Marcos Antonio de Menezes, no artigo “Lava trepidante”, Sartre é o autor mais questionado na reunião dos ensaios, “apesar de Oehler reconhecê-lo como o único crítico a ter observado sistematicamente a relação entre literatura e burguesia no século XIX, análise que teria sido feita em Le idiot de famille e Baudelaire, obras em que Sartre discute as criações de Flaubert e Baudelaire, respectivamente. Para Oehler, Sartre teria classificado erroneamente de art-névrose os trabalhos de Flaubert, Baudelaire, Théophile Gautier, Leconte de Lisle, Théodore Banville, os dos irmãos Goncourt e até os de Stéphane Mallarmé. Oehler discorda dessa amplitude e afirma que Sartre não se dera conta de que a correlação entre patologia individual e social já desempenha um papel na concepção e produção das obras da art-névrose, e não apenas em sua recepção (p. 39). Para ele, após 1848, escritores tais como Flaubert e Baudelaire, representantes da art-névrose, ao analisarem seu próprio malogro no contexto do fracasso da revolução conseguem (no que não se acham sozinhos) redescobrir, nas formas de conduta de pessoas engajadas de sua geração e classe, elementos essenciais de sua própria neurose, aos quais tornam tendencialmente responsáveis pela catástrofe histórica. Isso quer dizer que descobrem a (relativa) universalidade e representatividade de sua própria estrutura psíquica, bem como sua ressonância política no âmbito dos acontecimentos de 1848 e 1851 (p. 40)”. Nas palavras de Menezes, porém, o “encontro de Oehler com os escritos de Benjamin é a marca indelével de toda sua produção, e é aí que se inscreve a diferença do seu trabalho com boa parte da produção de crítica literária que se fez na última metade do século XX e início deste. Sem medo de assumir uma postura marxista, ele deixa claro que sua leitura é ideológica, e o que lhe interessa é identificar, nas obras que estuda, a marca da luta de classes. Neste sentido, já na introdução do livro, Oehler esclarece a escolha pelos autores: cada qual à sua maneira, apresenta, analogicamente, a suposição sobre um sentido inaudito e o resguardo em relação a ele. A ironia dos textos facilita uma forma de apropriação conformista e conciliadora, sem cessar, no entanto, de contradizê-la (p. 08). E mais adiante ressalta: bem sei que não se deve esperar consenso total quando está em jogo uma interpretação ideológica, cada qual compreendendo apenas o que prefere compreender (p. 84)”.

Segundo Kathrin Rosenfield, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em artigo escrito para a Folha de São Paulo, analisa: “Há livros que nos dão vontade de imitar Pierre Ménard: estancam veleidades criativas e nos convidam a simplesmente copiar -palavra por palavra. É um privilégio ter em mãos Terrenos Vulcânicos, um conjunto de textos inéditos do crítico alemão Dolf Oehler, que a Cosacnaify lança com uma bela tradução a oito mãos. É um privilégio -mesmo para pessoas que normalmente se entediam com sociocrítica. A contracapa anuncia um “livro rebelde”, “na contramão de boa parte da crítica e da história literárias”. Tanto pior para a história literária, então, pois meia página basta para convencer o leitor da absoluta segurança de juízo, do conhecimento profundo e do dom incomum de síntese desse crítico. Seu estilo sereno, límpido e elegante torna cristalinas as mais intrincadas camadas da interpretação, conciliando os comentários sociocríticos com um raro respeito pela delicadeza da arte”. Para Rosenfield, “é simplesmente admirável o modo como essa crítica comprometida com a causa da emancipação (social, feminina e humana) rastreia também todos os refluxos e retrocessos da conquista da liberdade, seus tristes contra-sensos e suas sorrateiras perversões”.

 

TERRENOS VULCÂNICOS

Autor: Dolf Oehler
Editora: CosacNaify
Preço: R$ 32,90 (254 págs.)

 

 

 

Send to Kindle

Comentários