matraca

Desdobramentos do realismo

27 Fevereiro, 2014 | Por Isabela Gaglianone

Novos Realismos, organizado por Izabel Margato e Renato Cordeiro Gomes, põe em questão o conceito de realismo na literatura, analisando suas novas elaborações e desdobramentos contemporâneos. O livro é composto por diversos textos em que são discutidas as novas configurações que caracterizam o realismo nas obras literárias escritas a partir da segunda metade do século XX, propondo uma análise que articule a história do realismo na arte às suas novas concepções e às maneiras de sua inovação.

Na orelha do livro  Mariana Nascimento escreve – “Com abordagens distintas, este livro recupera o debate sobre as expressões artísticas que de algum modo se articularam com as dimensões do realismo. Partindo das proposições de Marcel Gromaire, de que o real não está circunscrito apenas ao domínio da nossa mão ou da nossa vista, mas compreende também o âmbito do nosso espírito e o que ainda não é do nosso espírito, foi proposta aos autores uma análise mais ampla do conceito de real e consequentemente das formas de arte realista”. Segundo Nascimento, “nos dois últimos séculos, vimos surgir diferentes movimentos e escolas voltados, com maior ou menor intensidade, para a representação da sociedade do seu tempo, analisando criticamente os diferentes segmentos que a compõem. Cada um desses movimentos construiu a sua especificidade pela forma como aderiu ao conceito polêmico de realidade, pela identificação do posicionamento – direto ou enviesado – eleito para examinar o real e pela escolha de procedimentos de escrita e de representação. Analisando a obra de arte a partir dessas estratégias, os textos que compõem este livro desdobraram e reelaboraram o conceito de realismo, levando em conta suas novas configurações e uma concepção de arte em que o real passa a ser muito mais “visado” do que “representado” ou “reproduzido”.

Assim, partindo da proposição de que o real extrapola o palpável e o visível, os organizadores propuseram aos autores uma análise mais ampla do conceito de real e consequentemente das formas de arte realista. Os artigos levam em conta as novas configurações de realismo e uma concepção de arte em que o real é apontado de forma mais direta do que representado. O livro procura, como um todo, analisar as relações das expressões artísticas contemporâneas com diversas dimensões realísticas.

 

 

NOVOS REALISMOS

Autor: Izabel Margato e Renato Cordeiro Gomes (orgs.)
Editora: UFMG
Preço: R$ 48,00 (302 págs.)

 

Send to Kindle

Comentários