Literatura

Um fuzilado está vivo

27 março, 2014 | Por Isabela Gaglianone

Rodolfo Walsh, reconhecido como um dos escritores latino-americanos mais importantes da atualidade, nasceu em 1927 na Argentina e foi barbaramente assassinado pela ditadura nas ruas de Buenos Aires, em 1977. Vigoroso militante político da esquerda revolucionária peronista, Walsh chegou à liderança do movimento Montoneros, em resistência à ditadura militar. Para várias gerações de intelectuais, sua contundente “Carta aberta à Junta Militar“, em que denunciou os crimes da ditadura instaurada em 1976, tornou-se um modelo de resistência aos regimes autoritários e de fé na força da palavra contra os desmandos do poder. Seu assassinato brutal – crivado de balas a tal ponto, seu peito se abriu devido a tantos ferimentos e seu corpo, depois, nunca mais foi encontrado –, seguiu a postagem de cópias da Carta a amigos e colaboradores ao redor do mundo. 

Walsh começou sua carreira literária no início dos anos 1950, sob clara influência de Jorge Luis Borges. São desse período inicial os contos que abrem este volume. A segunda parte do livro reúne todos os casos do delegado Laurenzi que, publicados entre 1956 e 1964, são relatos memorialísticos que percorrem a geografia e a história do país, retomando o tradicional gênero policial argentino. Uma terceira parte completa o panorama: sua ficção madura, com veia humorística, cujo auge é o conto que dá título ao livro.

A violenta beleza de sua prosa tem uma dimensão política. Segundo Ricardo Piglia, a obra de Walsh é “um dos grandes momentos da literatura argentina contemporânea”. Organizado por Sérgio Molina, este livro foi por ele traduzido em parceira com Rubia Prates Goldoni. O volume conta com prefácio de Ricardo Piglia.

Com a publicação de A máquina do bem e do mal e outros contos, a Editora 34 completa o lançamento dos contos do argentino no Brasil, divididos em três volumes: a editota já havia publicado Essa mulher e outros contos, primeiro livro de Walsh publicado no Brasil – do qual há disponibilização de trecho do conto “Nota de rodapé” para visualização – e Variações em vermelho e outros casos de Daniel Hernández. De sua autoria, publicado no Brasil, também há o clássico do jornalismo literário, Operação Massacre, pela Companhia das Letras.

 

 

A MÁQUINA DO BEM E DO MAL

Autor: Rodolfo Walsh
Editora: 34
Preço: R$ 30,80 (240 págs.)

 

 

 

Send to Kindle

Comentários