fotografia

Entre o mundo e a câmera

1 outubro, 2014 | Por Isabela Gaglianone

“La importancia de la fotografía no sólo reside en el hecho de que es una creación, sino sobre todo en el hecho de que es uno de los medios más eficaces de moldear nuestras ideas y de influir en nuestro comportamiento”. 

Gisèle Freund, auto-retrato.

La fotografía como documento social, da fotógrafa e estudiosa da fotografia Gisèle Freund, é um trabalho profundo que, publicado originalmente em 1974 – sob o título Photographie et Societé –, foi base para o desenvolvimento da reflexão sobre fotografia como conceito.

Freund pensa a fotografia à luz de sua história sociológica, política e artística. Mais do que simples técnica, a fotografia é aqui interpretada como elemento singular de conhecimento, localizada no entroncamento entre informação e arte. 

A fotografia, tomada como parte da vida cotidiana, incorporou-se à sociedade e à própria existência humana a tal ponto que não só mais documenta, mas sobretudo atualiza valores. Presente cada vez mais em todos os acontecimentos, quer públicos ou privados, com seu caráter de reprodução fiel e imparcial, a fotografia, indicial por excelência, transforma em símbolos suas imagens. Analisando o caminho filosófico, histórico e social da fotografia, pode-se rastrear concepções ontológicas, políticas, estéticas, dialéticas.

O fugaz aprisionado testemunha e manipula ideias que, de outro modo, são impalpáveis. A fotografia evidencia a existência em suas mais sutis nuances.

Atualmente, essas reflexões são de atualidade estonteante.

Gisèle Freund nasceu em Berlim, em 1908 e faleceu em Paris, em 2000. Em 1933, ela abandonou a Alemanha e mudou-se para Paris, onde doutorou-se na Sorbonne com a apresentação da tese La fotografía y las clases medias en Francia durante el siglo XIX, belo ensaio de Sociologia e Estética.

Além de suas importantes reflexões teóricas, a obra fotográfica de Freund é também interessante. O longo trabalho como retratista da elite intelectual europeia tornou-se célebre, suas fotos de James Joyce, Virginia Woolf, Matisse, Walter Benjamin converteram-se em verdadeiros ícones. Freund também realizou reportagens fotográficas ao redor do mundo, para as revistas Time e Life, entre outras.

A tradução do livro Photographie et Societé para o português, publicada pela editora portuguesa Vega, está esgotada. No Brasil há disponível a tradução para o espanhol, da editora GG.

_____________

Cada momento histórico presencia el nacimiento de unos particulares modos de expresión artística, que corresponden al carácter político, a las maneras de pensar y a los gustos de la época. El gusto no es una manifestación inexplicable de la naturaleza humana, sino que se forma en función de unos de unas condiciones de vida muy definidas que caracterizan la estructura social en cada etapa de su evolución”.   

_____________

 

LA FOTOGRAFÍA COMO DOCUMENTO SOCIAL

Autor: Gisèle Freund
Editora: Gustavo Gili
Preço: R$ 63,80 (208 págs.)

 

 

 

Send to Kindle

Comentários