Confesse que é um tanto estranho, ao menos para mim, escrever uma apresentação em um blog que não seja “meu”. É como se estivesse chegando para “morar de favor” na casa de alguém. Porque um blog é, em sua definição “prmária”, digamos assim, um diário – algo, sabemos, muito pessoal. Por outro lado, sei que a sensação é passageira, e que em breve me sentirei mais à vontade por aqui.
Bom, deixando a conversa fiada de lado, este é meu “Olá, tudo bem? Prazer em conhecê-lo/la!” para os leitores do blog da 30PorCento. Meu nome é Rafael e, uma ou duas vezes por semana, publicarei neste espaço textos sobre livros – resenhas ou comentários que, na falta de uma classificação melhor, poderão ser classificados como artigos ou crônicas.
Talvez alguns de vocês já tenham lido alguma coisa minha por aí, ainda que não recordem. Nos últimos anos venho colaborando com diversos veículos virtuais e impressos, escrevendo resenhas, artigos, fazendo entrevistas ou publicando ficção. Para não me alongar demais, citarei apenas alguns desses veículos: Paralelos, Amálgama, Digestivo Cultural (virtuais); Rascunho, Suplemento Literário de Minas Gerais, Brasileiros, Conhecimento Prático Filosofia (impressos).
Sou, portanto, jornalista e escritor, tendo estreado em livro no fim de 2011, com “O escritor premiado e outros contos” (Multifoco). Sou, também, blogueiro, sendo atualmente mantenedor do Entretantos, hospedado no site da revista Bravo!, e editor, da revista de contos Outros Ares. Aos que têm Twitter, podem me encontrar lá no @entretantos. Aproveito para avisar também do perfil da @30PorCento.
Espero publicar textos agradáveis de serem lidos, mas sem esquecer o viés informativo, claro. E por isso peço a vocês que, sempre que puderem e acharem necessário, deem algum retorno sobre os textos. Para alguém que escreve, não há coisa melhor.
Enfim, é isso. Here we go! :)
(Rafael Rodrigues)