No último sábado, dia 15 de dezembro, a página E12 do caderno Ilustrada da Folha de São Paulo foi dedicada à indicação de 20 livros, de diferentes gêneros, para as compras deste fim de ano. Os créditos são de Adriano Schwartz, Eduardo Simões, Gabriela Romeu, Manuel da Costa Pinto, Marcelo Pen, Marcos Strecker, Mario Gioia e Noemi Jaffe.
Os diferentes gêneros são 5. Ficção estrangeira, ficção brasileira, não-ficção, arte/poesia e infantil. A 30PorCento só ficou de fora de uma categoria: ficção brasilieira. Foram sugeridos 4 livros por gênero, mas eu só vou citar os 4 da Cosac Naify e um da Ateliê Editorial e outro da Editora 34, ou seja, nossas editoras. Eles são:
- Luz em Agosto – William Faulkner
- Só para Fumantes – Julio Ramón Ribeyro
- A Rampa – Serge Daney
- Balanço – Keiko Maeo
- Ensaios de Literatura Ocidental – Davi Arrigucci Jr. e Samuel Titan Jr.
- Cinqüenta Poemas – Michelangelo
Um dos livros citados foi ‘O livro dos Seres Imaginários’, um dos quatro lançados nas reedições recentíssima da Cia. das Letras da obra do argentino Jorge Luis Borges. O escritor portenho foi tema de uma boa matéria na revista piauí do mês de novembro. Não tenho ela aqui comigo então não lembro o nome do escritor autor do artigo.