Últimas

Debate: Mímeses e ficcionalidade na literatura contemporânea

11 junho, 2008 | Por admin

Das acepções de mímese do dicionário Houaiss da língua portuguesa:

2 Rubrica: literatura.
recriação, na obra literária, da realidade, a partir dos preceitos platônicos, segundo os quais o artista, ao dar forma à matéria, imita o mundo das Idéias [É na Poética, de Aristóteles, que se encontra a primeira teorização acerca desse procedimento da arte; no entanto, para este filósofo, a mimese seria a imitação da vida interior dos homens, suas paixões, seu caráter, seu comportamento etc.]
3 Rubrica: literatura.
a partir do Classicismo (sXV), princípio que orientou os artistas quinhentistas e seiscentistas que acreditavam ter a arte greco-latina qualidades superiores, devendo por isso ser imitada

O ensaista Luiz Costa Lima, professor-emérito da PUC/RJ e pesquisador nas áreas de História da Cultura Brasileira e das Poéticas da modernidade, é o palestrante e João Adolfo Hansen, livre-docente da USP, o debatedor. O debate, Mímeses e ficcionalidade na literatura contemporânea, acontece as 19 horas de hoje, 11 de junho de 2008, na sala 107 do prédio da Letras, na FFLCH.

Para conhecer Luiz Costa Lima há uma entrevista publicada na edição número 9 da revista Ipotesi, Publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras e Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora. Clique aqui para acessar a entrevista. Já João Adolfo Hansen possui 2 títulos a venda na livraria 30PorCento. Ambos são da editora da Unicamp; o primeiro deles,  Alegoria – construção e interpretação da metáfora“, apresenta um panorama dos diferentes tipos de alegoria empregados por autores da Antiguidade, da Idade Média e do Renascimento; o segundo, “A Sátira e o Engenho: Gregório de Matos e a Bahia do século XVII, aborda os poemas satíricos de Gregório de Matos, tratados retóricos da época e documentos históricos.

Não se esqueça de assistir ao debate as 19 horas de hoje, 11 de junho de 2008, na sala 107 do prédio da Letras, na FFLCH.

Send to Kindle

Comentários